fbpx

Óleo de Castanha do Brasil (Bertholettia excelsa)

Óleo de Castanha do Brasil

O Óleo de Castanha do Brasil (Bertholettia excelsa) é extraído por prensagem mecânica, a frio, da amêndoa da semente da castanheira, espécie comum em toda a Amazônia brasileira, e ainda na Bolívia e nas Guianas.

A Bertholletia excelsa, popularmente conhecida como castanha-do-brasil, castanha-da-amazônia, castanha-do-acre, castanha-do-pará, noz amazônica, noz boliviana, tocari ou tururi, é uma árvore de grande porte, muito abundante no norte do Brasil e na Bolívia, cujo fruto contém a castanha, que é sua semente. É uma árvore da família botânica Lecythidaceae, endêmica da Floresta Amazônica.

Benefícios do Óleo de Castanha do Brasil 

A castanha contem 70 a 72% de óleo doce, de perfume agradável e com gosto semelhante ao óleo de oliveira da Europa. O óleo de castanha do brasil quando envelhece tem uma cor amarelo-escuro e um cheiro desagradável de ranço.

 O óleo de castanha do Brasil é altamente nutritivo, contendo 75% ácidos graxos insaturados compostos principalmente por ácido palmítico, oleico e linoleico, além de fitoesteroides sitosterol e as vitaminas lipossolúveis A e E.

Extraído da primeira prensagem, pode se obter um azeite extra-virgem podendo substituir o azeite da oliva por seu sabor suave e agradável.

 A castanha é uma rica fonte de magnésio, tiamina e possui as mais altas concentrações conhecidas de selênio (126 ppm²), com propriedades antioxidantes.

é fonte considerável de ômegas 6 e 9 e apresenta taxas importantes de ômega 3, confirmando a riqueza desta oleaginosa amazônica.

Solicitar orçamento para este produto:

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Mais Produtos